Torcedores invadem CT do Sport com ameaças ao elenco; Pablo leva tapa e puxão

Em nota, Leão diz que houve coação a atletas, membros da comissão técnica e funcionários; "Todo mundo aqui tem antecedente criminal", diz integrante de uniformizada

GloboEsporte.com / Camila Sousa


A tarde desta quarta-feira, no CT do Sport, não foi só de treinamento do elenco sob o comando do técnico Daniel Paulista. Em ato de protesto pelo péssimo momento na temporada, integrantes de uma organizada do clube cobraram - com ameaças - o grupo de atletas por uma reação no Brasileiro.

+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Sport no WhatsApp + Veja mais notícias do Sport no ge

Segundo nota divulgada pelo Rubro-negro, houve coação contra os jogadores, membros da comissão técnica e funcionários. Em um vídeo, o atacante Pablo aparece recebendo um tapa e um puxão (veja acima). Um integrante chegou a ameaçar e dizer que "todos eles têm antecedente criminal" (assista abaixo).

Em nota oficial, o Sport classificou a invasão ao CT e à ameaça aos atletas como "condutas absolutamente inaceitáveis". O clube também anunciou que medidas cabíveis serão tomadas para identificar e punir os responsáveis, com o apoio das autoridades.

+Sequência de 15 jogos sem vencer é a maior da história do Sport +Sport e mais um são os únicos sem vencer nos Brasileiros

O Rubro-negro amarga a lanterna no campeonato desde a segunda rodada e de lá não saiu mais. São nove derrotas nos últimos 12 jogos da Série A e um jejum de 15 partidas sem vitórias na temporada. O pior recorte negativo da sua centenária história.

As imagens que circulam nas redes sociais, captadas por torcedores organizadas, flagram o momento em que um torcedor da organizada, espécie de liderança da torcida, assume a palavra:

"Sobe a base, joga outro time... Mas vão embora porque vocês não estão representando a camisa do Maior do Nordeste, c*. Ó (sic) o que está acontecendo p*, a gente está aqui no feriado hoje, p*, a gente está todo mundo aqui porque ama essa instituição, p*, e vocês..." - esbraveja.

+Sport entra no top-3 das equipes que mais demoraram a vencer a primeira no Brasileirão; veja lista

- Uma pá de gente não quer colar porque quer meter a mão em vocês, p*. A diretoria, Yuri (Romão, presidente do clube) está sendo filha da p* também p*, mau planejamento do c*. Mas está chegando o dinheiro de vocês em dia, era para atrasar o dinheiro de vocês, p*. Era para atrasar, porque a torcida vive da vitória de vocês para poder a torcida estar em pé, porque o time não ajuda p* nenhuma - continuou.

Atleta mais longevo do elenco e cria da base do Sport, o zagueiro Chico, em outro vídeo, aparece conversando com os torcedores organizados. Declarado rubro-negro, o defensor disse que compartilha da revolta pelo péssimo momento da equipe e que tenta passar o que é a realidade do clube para quem chega. De estrangeiros a brasileiros.

- Não é só quem chega da Europa, os caras que não sabem o que é a realidade do clube. Muitas vezes, acham que a realidade do clube é estar passeando na praia, é morar em Recife. Não é sobre os estrangeiros, é sobre quem chega. Eu já falei isso para um brasileiro também, que veio de outro clube, um clube grande, do Sul, e que às vezes acha que vai passear aqui - declarou o zagueiro.

+Daniel Paulista diz que Gabriel será mantido contra o Botafogo, mas titularidade no gol não é definitiva

O que diz a polícia

Em contato com a reportagem, a Polícia Militar de Pernambuco, por meio de nota, informou que o ato se deu de forma "pacífica", sem necessário uso da força ostensiva. A corporação também esclareceu que chegou ao CT do Sport, de forma "preventiva", antes dos integrantes da organizada.

- A Polícia Militar informa que equipes da Corporação chegaram ao local de forma preventiva, antes da chegada dos integrantes de uma torcida organizada, com o objetivo de garantir a ordem pública e a segurança de todos os envolvidos. O ato transcorreu de forma pacífica, sem a necessidade de intervenção policial. Os integrantes da torcida organizada foram recebidos por representantes do clube, e não houve registro de ocorrências relevantes durante a manifestação - comunicou.

O Sport, por sua vez, ressaltou conhecimento prévio da presença destes mesmos torcedores na área externa do CT José de Andrade Médicis, mas que surpreendeu com a atitude de alguns membros em invadir as dependências do centro de treinamento, inclusive depredando portão de acesso e intimidando profissionais.

A ideia inicial do clube era convocar todo o elenco para uma conversa amistosa na área externa do CT, em que os torcedores se despusessem do lado de fora da propriedade. O desejo era de transparecer a unidade do grupo. Funcionários estão perplexos com a situação, ouviu a reportagem.

Veja a nota do Sport na íntegra

"O Sport Club do Recife repudia veementemente a invasão ocorrida na tarde desta quarta-feira (16) ao Centro de Treinamento José de Andrade Médicis, promovida por integrantes de torcidas organizadas. Durante o episódio, houve coação contra atletas, membros da comissão técnica e funcionários do Clube — condutas absolutamente inaceitáveis.

O Clube informa que tomará todas as medidas cabíveis para identificar e punir os responsáveis, com o apoio das autoridades competentes.

O Sport ressalta que tinha conhecimento prévio da presença de torcedores na área externa do CT e havia se organizado para escutar suas reivindicações, com a participação de todos os membros do departamento de futebol.

No entanto, de forma inaceitável, houve a invasão das dependências do Centro de Treinamento, com depredação do portão de acesso e intimidação a profissionais em um ambiente que deve ser resguardado para o trabalho e para a integridade física de todos.

Havia segurança privada no local, e a Polícia Militar foi acionada, chegando ao CT ainda durante o ocorrido.

O Sport reforça seu compromisso com a segurança de seus colaboradores e torcedores, e seguirá trabalhando firmemente pela promoção de uma cultura de paz em todas as suas atividades, dentro e fora de campo."

🎙️ Ouça o podcast Embolada 🎧

Assista: tudo sobre o Sport no ge, na Globo e no sportv


Comentários