Fluminense vai ao mercado em busca de reposição para a saída de Arias

Colombiano assina com Wolverhampton nesta sexta-feira e deve viajar na próxima segunda

GloboEsporte.com / Giba Perez, Gustavo Garcia e Marcello Neves


A relação entre Fluminense e Arias chega ao fim nesta sexta-feira, quando jogador assina o contrato de transferência para o Wolverhampton, da Inglaterra. E o clube já se prepara de olho no futuro e vai ao mercado em busca de repor uma perda tão grande.

+ Rumo ao Wolverhampton, Arias se despede do Fluminense sob aplausos no Maracanã

Focada em resolver a negociação que se arrastou ao longo da semana, a diretoria tricolor ainda não trata de nomes. O departamento de scout, no entanto, já faz o mapeamento das alternativas.

— Agora tem que arrumar outro jogador para jogar na posição dele. É difícil encontrar outro com o talento dele, mas temos um grupo e até domingo vou procurar dar oportunidades para os jogadores para ver quem se adapta melhor — afirmou Renato Gaúcho após a partida.

O Tricolor não é um time com uma situação financeira confortável, mas a atual temporada houve um fluxo grande de arrecadação, com duas vendas de alto valor em Kauã Elias e Arias, além da grande premiação a ser recebida pelo desempenho na Copa do Mundo de Clubes.

Ainda que a prioridade seja equacionar as dívidas e deixar o Fluminense saudável para o futuro, esse dinheiro dá margem para que o clube vá ao mercado qualificar o elenco à disposição de Renato Gaúcho.

As alternativas no elenco

Renato Gaúcho tem algumas alternativas dentro do próprio elenco para tentar suprir a saída do ídolo, especialmente no Fla-Flu do próximo domingo, às 19h30 no Maracanã. Até lá, é praticamente impossível que o clube tenha algum reforço.

+ O mercado do Cartola vai fechar! Monte seu time agora!

A primeira e mais óbvia alternativa é a entrada de Soteldo no setor. O venezuelano foi contratado para reforçar a equipe durante a Copa do Mundo de Clubes, mas não conseguiu atuar na fase de grupos por conta de uma lesão.

Com poucos treinos, o time em boa fase e quase sempre precisando defender um resultado positivo, o atacante teve poucas chances de jogar, mesmo no mata-mata, após se recuperar. Estreou justamente na eliminação para o Chelsea.

Titular pela primeira vez contra o Cruzeiro, na última quinta-feira, não teve grande atuação e chegou a ouvir algumas vaias dos torcedores. É, no entanto, um período de adaptação para o atacante.

O camisa 7 prefere atuar pela esquerda, mas também pode ser utilizado pela direita. Quem também possui essa versatilidade é Canobbio. O uruguaio atuou mais vezes pela esquerda no Fluminense, mas seu melhor momento no futebol brasileiro foi pelo lado direito.

Com uma eventual saída de Arias, Renato pode deslocar Canobbio para a direita e utilizar outra peça pela esquerda. O jogador teve poucos minutos nos últimos confrontos e pode se reinventar para recuperar espaço na equipe.

Há ainda dois jovens que vêm tendo pouco espaço, mas que geram grande expectativa tanto internamente quanto entre os torcedores: o moleque de Xerém Riquelme e o paraguaio Lezcano .

Riquelme é atacante por característica, com bom drible curto, velocidade e finalização de fora da área. Por ser canhoto, tem um estilo de jogo diferente do de Arias, que atuava aberto puxando para dentro, mas já está acostumado a jogar pelo setor.

O clube optou por descer tanto ele quanto Isaque e Wallace Davi para o sub-20 como forma de dar minutos para as promessas em campo, mas também de tentar uma classificação no Brasileirão da categoria. Isso não significa que não possa voltar e ter uma oportunidade entre os profissionais.

Lezcano se formou no Libertad como meia central, mas consegue atuar em qualquer uma das três posições do meio. Jogar pelos lados, inclusive, é visto como uma boa alternativa para facilitar sua adaptação ao ritmo mais intenso do futebol brasileiro — algo que vem sendo tratado com muito cuidado pelo clube.

O paraguaio foi acionado poucas vezes como titular desde que chegou, no dia 28 de fevereiro, ao clube. Com a concorrência crescendo no meio-campo graças a evolução do time com a trinca de volantes, a utilização dele pelo lado passa a ser uma alternativa.

Especialmente sem Ganso, que sofreu lesão na coxa, ter um meia de característica jogando por ali pode ajudar o time a ser mais criativo e ter oportunidades de marcar.

+ Compre já seus ingressos para os jogos do Fluminense

+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Fluminense no WhatsApp

🗞️ Leia mais notícias do Fluminense

🎧 Ouça o podcast ge Fluminense

Assista: tudo sobre o Fluminense no ge, na Globo e no sportv


Comentários