Lula e Alcolumbre se reúnem para decidir sobre vaga no STF

A indicação para a cadeira deixada por Luís Roberto Barroso é esperada antes da viagem presidencial à Malásia; nome do advogado-Geral da União (AGU), Jorge Messias, é o mais cotado para a posição

Jovem Pan / Jovem Pan


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve se reunir nos próximos dias com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, para comunicar sua decisão sobre o novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A indicação para a vaga deixada por Luís Roberto Barroso é esperada antes da viagem presidencial à Malásia, e o nome do Advogado-Geral da União (AGU), Jorge Messias, é o mais cotado para a posição. Segundo apuração da Jovem Pan, embora a escolha seja uma prerrogativa do presidente, a indicação envolve uma articulação política complexa. Enquanto Lula já sinalizou a aliados sua preferência por Jorge Messias, um nome de sua estrita confiança, Davi Alcolumbre teria preferência pelo ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Na avaliação de Alcolumbre, Pacheco teria um perfil mais “apaziguador”, capaz de diminuir as acusações de ativismo político contra a Corte.

A decisão de Lula por Messias é vista como estratégica para garantir um aliado de longo prazo no STF. Ao mesmo tempo, o governo federal pode apoiar Rodrigo Pacheco como candidato ao governo de Minas Gerais, um colégio eleitoral crucial.

Lula já iniciou a articulação no Congresso Nacional para garantir apoio à indicação de Messias, ciente de que o nome enfrenta alguma resistência entre parlamentares. O anúncio oficial da escolha aguarda apenas a comunicação formal ao presidente do Senado.

*Com informações de Igor Damasceno

*Reportagem produzida com auxílio de IA


Comentários