Editorias / Política
Lula cobra que o BC diminua os juros
Petista acrescentou que deseja muita produção e que as empresas e banqueiros lucrem, mas que não é necessário ‘extorquir o povo’
Jovem Pan / Nátaly Tenório
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aproveitou o lançamento do Reforma Casa Brasil, novo programa habitacional do governo, para cobrar, mais uma vez, que o Banco Central abaixe a taxa de juros. “O BC vai precisar começar a abaixar os juros. Todo mundo sabe o que nós herdamos e que nós estamos preparando esse país para ter uma política monetária decente”, disse ele. O petista acrescentou que deseja muita produção e que as empresas e banqueiros lucrem, mas que para isso, não é necessário “extorquir o povo”, e sugeriu ganhar dinheiro de forma tranquila e emprestando dinheiro a juros razoáveis.
O recado foi direcionado também ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que participava do evento. Lula mencionou que o impacto das taxas de juros acaba recaindo sobre ele e Haddad, e reforçou a cobrança por uma mudança na política do Banco Central. “Os empresários que reclamam de nós têm praticamente R$ 500 bilhões de desoneração e isenção fiscal, e eles não querem baixar 1% disso. Então é preciso que a gente tenha firmeza de dizer de que lado a gente está e para quem de verdade a gente quer governar.”
No mês de setembro, o Banco Central optou por manter a taxa básica de juros em 15% ao ano pela segunda vez consecutiva, o maior patamar registrado em quase vinte anos. A instituição indicou ainda que a taxa deve permanecer elevada por mais tempo, com o objetivo de trazer a inflação de volta à meta de 3%.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp! WhatsApp
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apresentou um aumento de 5,17% no acumulado dos últimos 12 meses até setembro, acima dos 5,13% observados em agosto.
Leia também Lula demite Márcio Macêdo e chama Guilherme Boulos para fazer parte do governo Defesa de Zambelli organiza manifestações em Roma após Justiça da Itália negar liberdade