PEN Centro-Oeste celebra posse de 15 novos membros e exalta a força da palavra

No dia 24, Capital será o ponto de encontro entre a literatura regional e o circuito internacional das letras

Bruna Marques / Campo Grande News


Campo Grande será, no dia 24 de outubro, o ponto de encontro entre a literatura regional e o circuito internacional das letras. A partir das 19h, o PEN (Poetry, Essay and Novel) Centro-Oeste realiza a posse de 15 novos membros em cerimônia na Casablanca Adega & Bistrô, reunindo escritores, poetas, artistas e ensaístas.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A instituição, filial do PEN (Poetry, Essay and Novel) Clube do Brasil e integrante do PEN Internacional, organização centenária com sede em Londres que representa escritores em 104 países, é conduzida pela poetisa e ativista da paz Delasnieve Daspet. Desde sua criação, em novembro de 2023, o grupo tem buscado descentralizar as ações do PEN no Brasil e dar visibilidade à produção literária do Centro-Oeste.

“Desde a posse dos primeiros 48 membros, o PEN Centro-Oeste vem consolidando um espaço importante para a literatura regional. A chegada dos novos integrantes reforça que a produção literária de Mato Grosso do Sul tem voz ativa e relevância no contexto global', afirma Delasnieve.

Entre os novos empossados está Marlene Figueira da Silva, escritora e secretária de Gestão de Pessoas da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Ela será a única representante da Casa de Leis no PEN Clube do Brasil, fortalecendo a ponte entre gestão pública, literatura e direitos culturais.

Literatura sem fronteiras - A atuação do PEN Centro-Oeste já ultrapassou as fronteiras do país. Desde sua fundação, a entidade tem promovido intercâmbios culturais e participado de eventos internacionais. Um dos escritores da regional apresentou suas obras sobre autismo em Portugal e na Espanha. Outra integrante representou o grupo em Portugal, França e na Feira Internacional do Livro de Frankfurt, que ocorre entre 15 e 19 de outubro deste ano.

A organização também apoia publicações de autores de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, incluindo obras que concorrem ao Prêmio Jabuti, o mais tradicional da literatura brasileira. A crônica, gênero que vem ganhando força na região, já garantiu presença na próxima edição da premiação.

Em setembro, integrantes do PEN apresentaram no Teatro Cerrado Zulmira Canavarros, na ALMT (Assembleia Legislativa de Mato Grosso), uma performance de árias da ópera La Bohème, reforçando o diálogo cultural entre os estados do Centro-Oeste. A entidade também mantém o projeto “Quarta-Literária', encontros periódicos voltados à discussão de literatura, costumes e temas atuais da sociedade.

Tradição centenária - O PEN Clube do Brasil, fundado em 1936 no Rio de Janeiro por Cláudio de Sousa, é uma das representações nacionais do PEN Internacional — entidade reconhecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) desde 1949 e pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) desde 1978.

A sigla PEN vem de Poetry, Essay and Novel (poesia, ensaio e romance). A organização defende a liberdade de expressão, os direitos humanos e o valor da palavra escrita. Entre seus membros históricos estão nomes como Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira e Nélida Piñon.

Com a atuação do PEN Centro-Oeste, a literatura do coração do país passa a ter não apenas novos capítulos, mas também novos protagonistas, agora, com sotaque sul-mato-grossense ecoando no cenário mundial.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


Comentários