Secretaria de Segurança de Araraquara apresenta novo comandante da GCM em meio a polêmicas

A nomeação ocorre após a polêmica saída do ex-comandante Danilo Soler, que se manifestou em uma rede social afirmando que sua decisão não foi motivada por questões técnicas

A Cidade ON/Amanda Rocha


A Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Araraquara anunciou, na última sexta-feira (19), o novo comandante-geral da Guarda Civil Municipal (GCM), Sírio Santos Magalhães Junior.

O secretário da pasta, coronel Adalberto José Ferreira, participou do anúncio e ressaltou os “princípios de seriedade, legalidade e transparência que norteiam a administração pública'.

Magalhães, de 46 anos, é natural de Barueri, vive em Araraquara desde 1997, é casado e pai de dois filhos. Ele ingressou na primeira turma da GCM em 2001 e, até então, atuava como inspetor de turno das equipes noturnas.

A nomeação ocorre após a polêmica saída do ex-comandante Danilo Soler, que se manifestou em uma rede social afirmando que sua decisão não foi motivada por questões técnicas ou de desempenho, mas por “princípios que sempre nortearam sua vida pública e profissional'.

Soler disse não ter aceitado “perseguições a servidores, situações que ferissem o interesse público ou mentiras e distorções em programas fundamentais, como a Patrulha Maria da Penha, o Câmera Cidadã e a Muralha Paulista'.

A saída foi acompanhada pela entrega de cargos de cinco agentes de confiança e chegou ao Ministério Público do Trabalho (MPT). O Sismar (Sindicato dos Servidores de Araraquara e Região) protocolou denúncia por assédio moral e perseguição a trabalhadores.

Em nota, o sindicato afirmou que “o assédio é usado como ferramenta de gestão' e prometeu levar novos casos à Justiça Trabalhista.

A Prefeitura informou que o cargo de comandante da GCM é função de confiança do secretário da pasta e que Soler permanece no quadro da corporação. A gestão, porém, não respondeu até o fechamento desta reportagem às denúncias levantadas pelo sindicato e pelo ex-comandante.


Comentários